Constituir um patrimônio ao longo da vida não é fácil. Preservar e repassar isso para outras gerações é um pouco mais complexo. A constituição de um patrimônio acontece ao longo da vida e traz mais segurança para sua família, porém é preciso saber como blindar suas conquistas.
Muitos empresários e pessoas físicas acabam não se atentando a essa necessidade e se precavendo com a transição de bens e proteção do patrimônio. Por isso, a legislação brasileira traz algumas possibilidades para evitar conflitos entre as pessoas, como também para organizar a distribuição e administração dos bens.
Dentre as possibilidades está a doação de bens com reserva de usufruto, instituição de bem de família, contratos, casamento em regime de separação total de bens, seguro de vida, previdência privada e a criação de holding, sendo esta a mais importante forma de proteger o seu patrimônio. As holdings são empresas criadas para proteger um patrimônio, seja de sua empresa ou da sua família. Além disso, por meio da holding é possível estruturar seu negócio, além de garantir a continuidade e a transmissão do seu patrimônio.
“O mais importante é o profissional especialista na área fazer um estudo de viabilidade, apresentando as melhores opções para utilização do sistema em favor do instituidor do patrimônio. Além disso, há preocupações como o regime tributário, obrigações que deverão ser observadas e vedações importantes, para que o sistema funcione.Mas, em comparação com os demais instrumentos de sucessão patrimonial, a utilização de holdings se mostra o mais eficiente de todos” afirma Alberto Tapeocy, sócio da SMT atuante na área.
Se você tem interesse em proteger seu patrimônio e realizar uma holding, a busca por um profissional especializado é o primeiro passo e o mais importante de todos.